Quando o seguro está agindo de má fé, sabemos que existem seguros e seguros, sendo assim, estamos listando algumas praticas quando os seguros querem agir de má fé. Fiquem atentos.

Negar pagamentos sem base razoável
Após a assinatura de um contrato de seguro, as seguradoras não podem negar legalmente as reivindicações descritas como parte de sua cobertura dentro de uma apólice. Embora as situações dependam da sua cobertura e da redação específica da documentação referente à sua situação, uma negação pode se qualificar como um provedor de seguros agindo de má-fé.

Desconto de pagamentos sem base razoável
Quando surge uma situação que requer pagamento por parte de um provedor de seguros, uma reivindicação deve ser enviada. As companhias de seguros geralmente oferecem menos dinheiro do que vale a pena reivindicar para aumentar sua margem de lucro. Quando isso não cobre todos os seus danos, apesar de pagar o suficiente pela cobertura razoável da sua apólice, uma ação legal pode ser necessária.

Atraso nos pagamentos sem base razoável
Durante os pagamentos, os segurados têm o direito de receber pagamentos em tempo hábil. A fim de impedir os segurados de buscarem uma compensação, as companhias de seguros atrasarão o pagamento e o processo para alcançá-la. Isso pode impor grandes dificuldades financeiras àqueles que precisam de benefícios prometidos imediatamente.

Falha ao afirmar / negar cobertura dentro de um prazo razoável
Fiquem atentos. as companhias de seguros podem levar um tempo não muito interessante para investigar uma reivindicação, muito antes de concordar ou negar o pagamento. Muito parecido com os atrasos nos pagamentos, essa tática é feita na esperança de convencer os segurados a desistir da busca de compensação. Isso, por sua vez, aumenta as margens de lucro da companhia de seguros às custas do segurado.

Deixar de conduzir investigações
As companhias de seguros devem operar de acordo com o conceito de boa fé em nome de seus segurados, agindo no seu melhor interesse em todas as circunstâncias. Isso inclui investigar reivindicações que exigem compensação ou pagamento de maneira rápida e completa, para não colocar estresse financeiro ou emocional em um segurado. Evitar a investigação geralmente significa evitar o pagamento, o que é ilegal e imoral.

Deturpação da lei ou idioma da política
A cobertura do seguro vem com muita papelada, muitas vezes repleta de jargões difíceis de entender. A deturpação da linguagem da lei ou da política inclui a falha em divulgar a existência de cobertura que possa estar sob o seu plano para evitar o pagamento. Falha na divulgação dos prazos para apresentação de reclamações e não fornecimento da documentação necessária também estão incluídos.

Duvidas frequentes:
O que significa boa fé em seguros?
A boa fé é um dever implícito de agir no melhor interesse de um tomador de seguro e de se envolver em negociações justas. Mais especificamente, é esperada a ação de conduzir investigações e pagamentos rápidos e completos em resposta à reivindicação de um tomador de seguro.

Como faço para registrar uma reclamação de má-fé contra uma companhia de seguros?
Antes de qualquer coisa, revise os contratos de seguro mantidos com a companhia de seguros para reafirmar que ocorreu uma má conduta. Mantenha registros de todas as reivindicações feitas, bem como quaisquer respostas do provedor de seguros, incluindo atrasos ou negações. Leve todos os documentos a um advogado para que possa ser dado inicio uma ação judicial.

Que tipos de danos estão disponíveis em processos de seguros de má-fé?
Os pagamentos por ações de seguros de má-fé podem incluir o valor esperado das reivindicações originais e honorários advocatícios. Também é aplicável uma compensação adicional por danos financeiros resultantes de atraso ou negação de má-fé, incluindo salários perdidos ou danos compensatórios.

Posso processar uma companhia de seguros por não pagar?
Desde que o seu plano indique a cobertura aplicável e a reivindicação não viole os termos e condições do referido contrato, sim. Não há razão para que seu provedor de políticas não pague e pague uma quantia razoável, dada a gravidade dos danos.

Portanto, sempre teremos que analisar as empresas na hora de fechar qualquer tipo de negócio.