Articulate Rapid E-Learning Blog - grave dicas e truques de narração em áudio
Muitos de vocês são designers de cursos que estão no papel de desenvolvedores de elearning. E parte do desenvolvimento do e-learning está gravando narração em áudio. Infelizmente, a maioria de nós não é engenheiro de áudio.
Na verdade, tendemos a ter recursos de áudio limitados. Por exemplo, a maioria de nós tem microfones relativamente baratos, nenhum ambiente de gravação dedicado e habilidades técnicas limitadas. Além disso, estamos pressionados pelo tempo e precisamos gravar o áudio rapidamente.

Configuração de narração de áudio

No desafio desta semana, David pediu que as pessoas compartilhassem seus arquivos de áudio e algumas dicas sobre gravação de narração em áudio. Este é um bom desafio, porque é uma ótima maneira de as pessoas mostrarem as diferentes formas de gravar narrações em áudio.
Você verá que alguns têm configurações mais polidas e outros trabalham com limitações rígidas, como um microfone headset simples e um compartimento de escritório barulhento. Confira o que foi compartilhado até agora. Você encontrará algumas dicas muito boas.
Aqui está a minha opinião sobre o desafio e algumas dicas rápidas.
Narração de Áudio do Home Office
Geralmente eu tento trabalhar com as mesmas restrições que muitos de vocês, então eu não tenho um áudio excessivamente sofisticado instalado em casa onde eu trabalho. Comecei com um Samson C01U que era relativamente barato e funcionava bem para o que eu precisava. Mas eu fui capaz de trocar, à medida que trouxemos mais membros da equipe da comunidade. Eu dei meu Samson para Nicole e atualizei para um Samson C03U . Eu acabei dando aquele microfone para Nicola (nosso Community Manager alemão) e peguei  Yeti Pro de David que ele não estava usando. Os links para os microfones da Amazon podem produzir uma pequena comissão.
O segredo é contratar pessoas para que você possa transferir o material antigo e atualizar seu próprio equipamento.
Articulate Rapid E-Learning Blog - configuração de home office de narração de áudio
Eu também troquei meu tablet Wacom por David para o OC White Boom, que você pode ver na foto acima. Eu gosto do boom porque é fácil para mim balançar o microfone dentro e fora do caminho quando não preciso dele. Você pode comprar um boom por cerca de US $ 200, mas eu vi alguns bons exemplos de pessoas convertendo suportes de lâmpada . Isso pode fazer um bom projeto de fim de semana.
Articulate Rapid E-Learning Blog - crie seu próprio microfone para narração em áudio
Você notará que eu não tenho nenhum amortecimento de som ou um filtro pop. Eu recentemente mudei e minha nova sala de escritório tem um pouco de eco. Eu também uso um condicionador de ar portátil. Isso afeta a qualidade da gravação. Eu posso desligar o AC, o que é bom quando não está muito quente. Mas se ficar quente, eu estou apenas substituindo o zumbido constante do ar condicionado com o som de suor escorrendo pelo meu peito nu. De qualquer forma, requer alguma edição de postagem.
Narração de áudio do escritório móvel
Quando estou na estrada, posso ter que gravar um tutorial rápido ou fazer um webinar. Eu tento viajar leve e não quero trazer um monte de equipamentos de áudio, então eu tenho um leve Samson Go Mic . Eu realmente gosto. Eu também trago um mic de headset Plantronics barato porque eu o uso para mostrar as diferenças entre um headset e microfone de mesa.
Articulate Rapid E-Learning Blog - configuração de escritório móvel de narração de áudio
Quando eu gravo, acho que o quarto do hotel é geralmente bom. Na verdade, eles são geralmente à prova de som, então eu não recebo muito eco e som externo.

Dicas e truques de narração de áudio

Eu gravei um teste com os três microfones que uso. Gravei-os ao mesmo tempo no mesmo ambiente e não usei nenhum filtro ou som amortecido. Os microfones estavam apenas conectados e eu gravei. Isto dá-lhe uma boa noção da qualidade do áudio sem qualquer configuração sofisticada ou pós-produção.
Articulate Rapid E-Learning Blog - compare microfones para narração em áudio

  • Seu melhor áudio é o áudio que você grava primeiro . Você pode fazer um pouco de pós-produção para melhorar o áudio, mas não pode tornar o áudio ruim bom. Portanto, trabalhe para obter um som claro com pouco ruído ambiente.
  • Coloque sua boca o mais próximo possível do microfone , sem elevar os níveis de áudio muito alto. Eu costumo colocar o microfone perto da minha boca para não respirar.
  • Grave cerca de 30 segundos sem narração . Isso permite gravar o som ambiente e filtrar esse som. Você pode fazer isso com muitas das ferramentas de edição de áudio.
  • Encontre uma maneira de amortecer o som . As paredes do cubículo são boas para isso. Talvez você possa encontrar alguns extras para usar. Eu vi pessoas colocar pequenas caixas em volta dos microfones e colocar espuma na caixa. Eu também vi pessoas gravar com um cobertor sobre suas cabeças. Talvez haja um mercado para uma burka de narração em áudio.
  • Cobrir o ruído ambiente distrativo com uma trilha sonora . Às vezes você não pode esconder facilmente o AC ou outro ruído ambiente. Nesses casos, tente adicionar uma trilha sonora como uma música suave ao fundo. Você não quer muito alto, apenas um pouco perceptível. Certifique-se de ter direitos sobre o áudio usado. Também é melhor usar música do que uma música com letras.
  • Não se estresse sobre isso . A maioria das pessoas que escutam seus cursos estão ouvindo os fones de ouvido que seu empregador fornece ou alguns alto-falantes básicos. Eles definitivamente não estão em um estúdio de Hollywood com som THX. Contanto que você tenha uma boa narração nítida, isso provavelmente é bom para muitos de seus colegas 
    Então relaxe.